![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5vTSdcWQJNMqWIGNxdFJrXmmI0BGlB7If7qGehyphenhyphen9Sa1i-LtEssuKJabVDItH0EPDEslopPwQanI56ZIniBJSpaQS4aqR8SODp5HvfoIajiK3L0oEY_4MiG53mgU3XrTsVLuRf6RVn/s400/Lammas2012.jpg)
Convido a todos para celebrar conosco o próximo Sabat: LAMMAS.
Este é o primeiro dos três Sabats da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas e agora passará por leves mudanças, seu poder está declinando com o passar dos dias. Por isso, o honramos e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.
O dia é comumente associado a Lugh, Deus Celta do Sol.
Lughnasad, que significa lamento para Lugh, associado ao velório de sua mãe. Na mitologia celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.
A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que neste Sabat são chamados de Senhor e Senhora do Milho. Nesta data deve-se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para nossa evolução.
O outro nome do Sabat é Lammas, que se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. Quando o verão passa, nós lembramos de seu calor e da abundância da comida que comemos. Cada refeição é um ato de harmonia com a natureza, e nós lembramos que nada no universo é constante. Devemos confeccionar um pão de milho em casa para o Sabat, é a tradição.
Como Lugh era um nome antigo, que significava o Deus sol, os dois títulos somam muito do significado deste festival. É um velório e uma celebração. Mas ainda um nascimento, o delicado início da colheita. O poder do Sol “penetra no milho”. Logo será ceifado, e assim renascerá “O Pão da Vida”. Nisto podemos ver as razões ocultas para o tempo do sacrifício.
Venha partilhar conosco o corpo do Deus.
Data: 04 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Templo de Adoração a Grande Mãe
Rod. Amaral Peixoto km 25
Ponta Grossa - Maricá - RJ
(ônibus direto do Centro do Rio e de Niterói, parando na porta do Templo - tempo estimado de viagem do centro do Rio para o Templo = 50 min.)
Info: (21) 9229-7319 / 7229-5044 (Karyan)
Contribuição: 15 reais.