quarta-feira, 14 de maio de 2008

Wicca – A Religião da Deusa e do Deus



A wicca é uma religião que cultua a natureza e seus ciclos, possibilitando a seu praticante uma interação profunda com as transformações vividas pela Terra, ocasionadas pelo Sol e pela Lua. A bruxaria veio do culto à natureza e é tão natural e instintiva quanto o ato de andar e falar, porém quando o homem começou a habitar a Terra ele ainda não sabia caminhar ereto e sequer sabia se comunicar através de palavra, os fenômenos naturais chamavam a atenção do homem e maravilhado ele compreendeu a sua importância e acreditou que esses fenômenos possuíam uma força sobrenatural.

Com o passar do tempo o homem observou que as mulheres sangravam e não morriam e que através delas outra pessoa era gerada, então a mulher também entrou na lista do que deveria ser cultuado e divinizado, desta forma surgia o Culto a Deusa.

As fases da Lua e os fluxos das marés foram associados à imagem feminina, e as mulheres mais velhas eram consideradas as sábias, aquelas que detinham todo o conhecimento.

Mas na Antiga Religião não havia somente espaço para a mulher. Em determinado momento visualizou-se a figura masculina também como Divina.

Para nossos antepassados a caça era de suma importância, pois dela dependia a sobrevivência da tribo na época do ano onde o alimento era escasso e somente através da caça podia-se sobreviver. Quando o homem saía em busca de caça, ao retornar à sua tribo colocava os chifres do animal capturado sobre a sua cabeça, com a finalidade de demonstrar a comunidade que ele vencera os obstáculos e que graças a ele todo clã seria nutrido, então, ele era considerado o mais forte, o provedor e nutridor, o grande guerreiro. Logo, o Deus assimilou esse papel e com este simbolismo era cultuado. Rituais eram feitos em seu nome antes das caçadas para que esta fosse bem sucedida. Com o passar dos tempos, o homem percebeu que os ciclos da natureza (as estações do ano) estavam diretamente relacionados à proximidade do Sol, estrela que torna possível a vida sobre a Terra.

Na wicca, o Deus é a energia Solar. É o guardião das entradas e do circulo mágico, é o Deus pagão dos bosques, o rei do carvalho e senhor das matas.

Podemos então perceber a importância que o Deus tem na prática dos Rituais Sazonais e no nosso posicionamento diante destas energias transmutadoras. Ele nos ensina que a renovação e o renascimento diário é uma prática possível, da mesma forma em que o Sol nasce e morre todos os dias, para brilhar novamente no céu.

Longe de ser um Deus punitivo ou castrador, Ele é a própria personificação da alegria e da liberdade, fazendo reacender na memória dos homens o reconhecimento de sua essência Divina. Desempenha um papel preponderante na psique do sexo masculino, pois rompe com o estereótipo do macho violento, dominador, opressivo, raivoso e estéril de sentimentos. O Deus ensina ao homem a necessidade do feminino, libertando-o das correntes do patriarcado, mostrando ao homem, que se a mulher tem intuição, ele deve recuperar seus instintos.

Nenhum comentário: